fbpx

Baião-de-dois

0 0
Baião-de-dois

Share it on your social network:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

Ajustar Porções:
Para o arroz
5 dentes Alho
3 colheres (sopa) Manteiga vegana ou azeite
2 xícaras Arroz parbolizado
1 l (em média) Caldo de legumes
1 folha Louro
1 pitada Colorau
Sal a gosto
Para a montagem:
2 xícaras Feijão verde cozido Cozido e escorrido
1 Tomate
1 Cebola
1-2 Pimentão verde
Coentro a gosto
Sal a gosto
5 colheres (sopa) Manteiga vegana ou azeite
Cozinha:
  • Porções 4
  • Easy

Ingredientes

Sobre a Receita

Share

Esse é mais clássico brasileiro, prato típico do nordeste, inspirado no livro – Mocotó. O baião – de – dois tem infinitas versões (tradicionalmente leva linguiça, carne seca e queijo de coalho). Aqui, tudo veganizado (é claro) e uma delícia! Capriche na gordura e coentro… Use o feijão fradinho ou qualquer feijão de corda. Não tem como dar errado!

E pode usar o arroz agulhinha ou parbolizado.

Na receita tradicional, é usada bastante manteiga de garrafa. Para a nossa versão usaremos a manteiga vegana. Se você não conseguir achar, use o azeite a vontade.

Para ir por cima do baião de dois, eu prensei uma peça de tofu, empanei com uma mistura de páprica, farinha de trigo, sal e fumaça em pó. Depois fritei em azeite quente. Ele fica bem crocante. Mas achei que não fez tanta diferença na receita, por isso nem vou detalhar ela aqui. Mas a apresentação com esse tofu crocante fica linda, então sinta-se a vontade se quiser adicionar mais essa textura no seu prato.

Etapas

1
Terminado

Para o arroz:

Numa panela, coloque o caldo de legumes para ferver. Em outra panela, aqueça a gordura e frite o alho picado. Acrescente o colorau e mexa. Adicione o arroz e mexa até começar a dourar. Despeje por cima do arroz o caldo de legumes fervente. O caldo deve cobrir e ficar equivalente ao dobro do volume do arroz. Acrescente o sal, louro e mexa tudo. Deixe cozinhar com a tampa a aberta até secar o caldo ou até que o arroz esteja cozido. Desligue, tampe a panela e reserve.

2
Terminado

Enquanto o arroz cozinha, pique a cebola, o pimentão e o tomate.

3
Terminado

Para a montagem:

Aqueça uma panela com o azeite ou manteiga. Coloque a cebola picada e deixe durante 1 minuto. Acrescente os o feijão cozido e escorrido, o tomate picadinho e o pimentão. Desligue o fogo, acrescente o arroz e o coentro picado a gosto. Sirva ainda quente!

4
Terminado
anterior
Cuscuz de milho com feijão verde e abóbora
próximo
Bolo de fubá com goiabada
anterior
Cuscuz de milho com feijão verde e abóbora
próximo
Bolo de fubá com goiabada

Add Your Comment