fbpx
0 0

Share it on your social network:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

1 e 1/2 xícara Farinha de trigo
1 xícara Água
1/4 de xícara Cacau em pó
1 xícara Açúcar demerada
2 colheres de sopa Farinha de linhaça
1 colher de sopa Pasta de amendoim
1 colher de sopa Bicarbonato de sódio
1 colher de sopa Vinagre de maça
1 colher de sopa Fermento em pó
1/4 colher de chá Sal
1/4 de xícara Azeite ou óleo
1 barra Chocolate em barra
3 Colheres de sopa Creme de leite
Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate fofinho e saboroso. Perfeito para qualquer ocasião!

  • Easy

Ingredientes

Sobre a Receita

Share

Esse bolo de chocolate é fofinho, simples de  fazer e faz o maior sucesso.

As pessoas nem vão acreditar que ele não leva leite de vaca e ovos. Afinal, esses ingredientes não fazem nenhuma diferença na preparação de bolos.

Antes de derreter todo o chocolate para essa receita, lembre de guardar dois ou três quadradinhos para usar como decoração do bolo.

Para a ganache usada na cobertura, caso você não tenha o leite vegetal ou o creme de leite vegano, você pode usar água. Já fiz o teste e funciona perfeitamente bem. Mas cuidado, vá acrescentando água aos poucos (de colher em colher) ao chocolate derretido até dar o ponto da ganache. Se você colocar a água toda de uma vez, corre o risco da sua ganache ficar muito liquida e a cobertura do seu bolo ficar escorrida.

Aliás, você pode substituir a água usada na massa por leite vegetal da sua preferência. Eu não tinha nenhum em casa na hora de fazer esse bolo e resolvi fazer o teste sem o leite. Faça e não se arrependa.

Preste atenção na hora de comprar o cacau em pó, que é diferente do achocolatado (essas porcarias radioativas e açucaradas de prateleira de supermercados).

O chocolate em barra que usei nessa receita, é um chocolate vegano 70% cacau da cacau show. Antes de comprar, leia a lista de ingredientes. Já vi muito chocolate amargo ter leite em pó na sua composição (a indústria é cheia dessas pegadinhas).

Além disso, as empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Por isso, crie o hábito (e compre uma lupa) de sempre ler rótulos. Você vai ficar viciado nisso (é um caminho sem volta em direção a luz).

Para resumir, faça essa receita. E tente comer só uma fatia.

 

 

Etapas

1
Terminado

Coloque a farinha de linhaça para hidratar em 3 colheres de sopa de água filtrada e deixe descansar por 5 minutinhos. Ela vai ficar com um aspecto pegajoso, lembra clara de ovo.

2
Terminado

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma para bolo com óleo, farinha de trigo ou cacau em pó. Para esta receita, usei duas formas redondas de 18 cm de diâmetro.

3
Terminado

Pegue uma vasilha grande e misture todos os ingredientes secos e a farinha de trigo peneirada. Adicione a essa mistura a pasta de amendoim, a farinha de linhaça hidratada e os demais ingredientes. Misture até incorporar tudo. Misture somente o suficiente para unir todos os ingredientes.

4
Terminado

Divida a massa igualmente em duas formas e leve ao forno para assar por entre 40 e 50 minutos. Espete um faca ou palitinho para saber se está pronto.
Deixe o bolo esfriando.

5
Terminado

Enquanto isso, prepare a ganache. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Se usar o microondas, vá colocando de 5 em 5 segundos. Retire o microondas, misture com uma colher e se necessário, coloque mais 5 segundos. Se você colocar mais que isso, corre o risco do seu chocolate queimar.

6
Terminado

Após ter derretido o chocolate, incorpore ao creme de leite. Divida a ganache em duas partes. Quando bolo tiver esfriado, coloque a metade da ganache entre os dois bolos. Feito isso, faça alguns furinhos com o garfo no bolo de cima e despeje o restante da ganache como cobertura. Decore com chocolate ralado e está pronto!

anterior
Geléia de morango
próximo
Panqueca de banana e aveia
anterior
Geléia de morango
próximo
Panqueca de banana e aveia

Add Your Comment