fbpx
0 0
Comece por aqui.

Share it on your social network:

Or you can just copy and share this url

Comece por aqui.

  • Easy

Sobre a Receita

Share

Eu já fui umas daquelas pessoas que achava que ser vegano era caro e díficil. Eu via aqueles blogs cheios de glamour, a cozinha gigante de capa de revista e aqueles ingredientes impossíveis que você não acharia nem pedindo ao gênio da lâmpada mágica. Comecei a perceber que ser vegano estava envolto em uma áura de gourmetização. Quando você fala que é vegano, logo as pessoas pensam que você é rico ou é um extraterrestre ou um louco.  Tem alguma coisa de errada nisso tudo. Muito errada. A partir daí, resolvi meter a mão na massa (literalmente) e ver como essa coisa toda funciona na vida real.

Se você está entrando agora para esse lado da força, já engoliu a pílula vermelha igual a do Neo, tem algumas coisas que bem importantes antes de pegar o carrinho de supermercado e tirar seu avental mofado do armário.

Repita comigo: vegetais são deliciosos. Faça disso um mantra. Repetiu? Isso aí. Você foi acostumado comendo folha de alface com vinagre e ervilha enlatada. Eu entendo, todo mundo já viveu isso. Mas a partir de agora, você vai entender que para cozinhar legumes de forma deliciosa não precisa nada mais além do que uns minutos e alguns ingredientes que você acha em qualquer mercado. Já é hora de você parar de evitar a seção de hortifruit do supermercado. Você já é bem crescidinho para isso.

Uma outra descoberta nesse lado da vida, são os grãos e cereais. Você vai começar a (re)descobrir uma infinidade de feijões e começar a inventar milhares de coisas com o grão de bico, lentilhas, feijões, arroz.

Por isso, é importante que você tenha sempre em casa algumas coisas básicas, que não vão te deixar passar aperto. Coisinhas para ter sempre na sua dispensa e/ou congeladas. Com o basicão, você vai conseguir fazer uma comidinha daquelas dignas de almoço de vó. Cozinhar é amor (e um pouco de bom senso). Se não tiver tudo em casa, faça suas substituições.  Se você não tiver algum ingrediente para o preparo de uma receita, substitua (usando o bom senso). Varie os temperinhos e ervas. Aprenda a ir colocando seus temperos aos poucos e ir provando. Se você puser tudo de uma vez só, é um caminho sem volta. Sem lamentações.

Dê preferência a orgânicos e evite industrializados. Falando sério. Evite. Você come pelo menos três vezes ao dia durante toda a sua vida. Não tem graça ficar comendo maionese, biscoito recheado e outras porcarias que você ainda deve comprar no supermercado e pagar uma fortuna por isso.

Aos poucos, você vai notar que a cozinha vegana é cheia de sabores, de cores, de aromas e texturas. Você vai se surpreender com a infinidade e a variedade que temos a disposição.

Para ser o mais pragmática possível e a leitura não ficar cansativa, vou colocar em outros posts os itens do nosso basicão. Vá comprando aos poucos para evitar o desperdício e tenha sempre essas coisinhas a mão.

E parabéns pela sua escolha. A cada dia que você evita colocar um amiguinho inocente no seu prato, você está salvando a sua vida, a dos animais e a do planeta. Esse é um caminho sem volta. Agora é todo mundo segurando a mão de todo mundo e vamos juntos!

 

anterior
Molho barbecue
próximo
Na dispensa e geladeira
anterior
Molho barbecue
próximo
Na dispensa e geladeira

Add Your Comment