fbpx
0 0
Molho pomodoro (o tradicional italiano)

Share it on your social network:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

500 g Tomate
1 Cebola
1 dente Alho
2 colheres de chá Sal
Manjericão a gosto
1/2 xícara de chá Azeite extra virgem

Molho pomodoro (o tradicional italiano)

Cozinha:
  • Easy

Ingredientes

Sobre a Receita

Share

O molho pomodoro – molho de tomate – clássico da cozinha italiana pode ser usado em diversas massas e outras preparações. Tudo combina com ele. Essa é a receita clássica, mas é claro, você pode adicionar ingredientes e fazer suas adaptações, o seu molho será único!

Sugiro apenas que você faça pela primeira vez esse molho seguindo os passos dessa receita, você não vai se arrepender.

Alguns tomates são melhores para molhos e outros para saladas. Mas eu sinceramente, sempre uso o tomate que tenho disponível na minha geladeira (eles só precisam estar maduros). Dependendo da região onde você mora, pode ser que tenha dificuldades em achar muita diversidade ou ou os preços não estejam tão atrativos.

Depois que você fizer esse molho, não vai querer nunca mais comprar aquele de supermercado. Esse é muito mais gostoso. Molho de tomate com gosto de tomate (elementar, mas e esses de caixinhas com gosto de açúcar?).

Outra dica legal é congelar. Se você usa bastante molho de tomate (leia-se: sua família é de comilões?) o ideal é separar em porções menores e colocar no freezer. Depois, é ir colocando na geladeira e você vai usando conforme sua necessidade.

Se você for congelar as porções, lembre de não colocar o manjerição. Quando você for descongelar o molho e esquentar, o manjerição vai ficar escuro (ele não resiste ao calor). Portanto, use o manjerição fresco na hora de servir, misturando ele ao molho ou de forma decorativa.

 

 

Etapas

1
Terminado

Corte o tomate em cubos grandes ou os divida em quatro partes. Pique a cebola em pedaços não muito pequenos e amasse o alho.

2
Terminado

Em uma panela, doure o alho e a cebola com um fio de azeite. Adicione os tomates picados, o sal e misture tudo. Deixe cozinhar em fogo médio por 25 minutos. Dependendo do tomate que você usou, ele não vai soltar tanta água. Se for esse caso, adicione 1/4 de xícara de água no processo do cozimento.

3
Terminado

Desligue o fogo, coloque uma vasilha e bata com um mixer (se você não tiver, pode usar um liquidificador). Nesse momento, a medida que for batendo, vá adicionando o azeite aos poucos. Ele irá emulsificar o nosso molho e deixar ele com uma textura menos líquida.

4
Terminado

Seu molho ficará meio laranja (perfeito) e você pode coar se quiser. Coando, evita que alguém morda a pele do tomate. Se você não se incomodar com isso, simplesmente pule essa etapa.

5
Terminado

Coloque as folhinhas de manjerição e está pronto para servir!

anterior
Mac and cheese vegano
próximo
Queijo parmesão ralado vegano
anterior
Mac and cheese vegano
próximo
Queijo parmesão ralado vegano

Add Your Comment