fbpx
Risotto de ervilha e alho poró

Share it on your social network:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

Ajustar Porções:
1 xícara Alho poró
2 dentes Alho
2 xícaras Ervilha congelada
1 litro Caldo de legumes
1 xícara Arroz arbório
meio Limão
Sal a gosto
2 colheres de sopa Azeite extra virgem
Azeite extra virgem
Azeite extra virgem

Informação Nutricional

392
Calories
10.2g
Sugar
3g
Sat Fat
15g
Fat
22.5g
Protein
18g
Carbs

Risotto de ervilha e alho poró

Surpreenda em um jantar com esse risotto fácil e rápido

Features:
  • Sem Soja
Cozinha:

Um prato clássico que todo mundo ama. O alho poró e a ervilha casam muito bem e o limão vai perfumar essa delícia!

  • 25 min
  • Porções 3
  • Easy

Ingredientes

Sobre a Receita

Share

O risotto é um prato que surgiu na região da Lombardia, ao norte da Itália. Lá voce vai encontrar muito mais risottos e polentas que massas. Esse é um prato que dá para usar tantas diferentes combinações que será fácil agradar até o chato para comer.

É um prato único, simples de fazer, mas tem algumas dicas para dar sempre certo. Use a criatividade e vá variando os sabores, mas não deixe de seguir as dicas abaixo. Seja uma mamma italiana autêntica e mostre que você sabe que prato típico italiano não é miojo.

O arroz: use o certo!

O risotto tem um característica muito marcante que é a cremosidade. Por isso, use o arroz próprio para risotto, que é o arroz arbório. Existem outros tipos, mas o arbório é o mais comum de achar e o mais barato. A quantidade de amido presente vai deixar o arroz com essa textura que queremos nesse prato, portanto, nunca lave esse arroz como você faria com o comum. NUNCA!

O caldo

O caldo que nós iremos usar nos risottos veganos virá do próprio ingrediente ou usaremos caldo de legumes, que é o mais comum. Se você está pensando em correr para o supermercado para comprar alguma porcaria industrializada, só pare. Faça seu próprio caldo de legumes em casa com sobras de legumes. Mas falaremos sobre isso em outro post.

O tempo de cozimento

O risotto tem um tempo mais lento de cozimento, portanto, será necessária uma pequena dose de amor para ele ficar no ponto certinho, al dente. O caldo de legumes deverá ser colocado aos poucos, com uma concha, até dar o tempo de cozimento. E qual é o tempo ideal de cozimento? Leia as recomendações da própria embalagem. Na dúvida, prove! Só cuidado para não queimar a língua (depois não diga que não avisei).

 

 

 

 

Etapas

1
Terminado

Coloque 1 litro de caldo de legumes para ferver. Enquanto isso, descasque e pique o alho e corte o alho poró em fatias.

2
Terminado

Coloque um fio de azeite em uma panela e refoque o alho poró até que ele amoleça - em torno de 5 minutos em fogo médio. Coloque o alho picado e deixa por cerca de 1 minutos, até que ele comece a perfumar.

3
Terminado

Coloque o arroz e o sal nessa panela e misture. Despeje metade do caldo de legumes fervente, até cobrir todo o arroz. Quando a água começar a secar, coloque mais um concha do caldo de legumes e mexa o arroz. Repita esse processo até o arroz estar cozido. Quando adicionar a última parte do caldo de legumes, coloque as ervilhas congeladas e mexa novamente até elas estarem prontas.

4
Terminado

Desligue o fogo, adicione o azeite, o suco de meio limão, e algumas raspas de limão. Coloque a pimenta e misture tudo novamente. Pronto!

Marcos Serpa

anterior
Creme de leite de castanhas de cajú
próximo
Geléia de morango
anterior
Creme de leite de castanhas de cajú
próximo
Geléia de morango

Add Your Comment